Franquia e franqueado são conceitos intimamente relacionados. Se você está interessado em uma franquia, então, após a aquisição, você se torna um franqueado. Trata-se de um negócio muito rentável, em cuja concretização basta seguir as regras e previstas no regulamento de franquia. Você não precisa inventar algo novo, recompor um processo de negócios, realizar outras operações difíceis. Basta comprar um negócio pronto, o que se chama de franquia. Franqueado é a pessoa que adquire o direito de usar as ferramentas que qualquer empresa eminente utiliza para construir um negócio.
Você não precisa criar nada do zero, você só precisa usar um conceito pronto. Além disso, o nome já é bastante conhecido, o que significa que os custos para aumentar o nível de notoriedade da marca são reduzidos significativamente.
Como parte de uma franquia, o franqueado deve apenas transmitir aos seus consumidores o fato de ter inaugurado um escritório de representação local na região. É muito mais barato do que promover uma marca desconhecida do zero. Uma franquia pode ser um café que você compra um café próximo pela manhã, uma loja onde você compra, uma pizzaria que tem um nome mundial e está localizada na vizinhança de um consumidor local.
As franquias estão por toda parte e crescendo em popularidade. Um negócio pronto que abre um modelo de franquia permite ao franqueado simplesmente investir os recursos financeiros disponíveis em um modelo de negócio já testado e funcional. Você só precisa implementar corretamente as prescrições da franquia. O franqueado quase não arrisca nada, pois há um negócio por trás dele, uma marca conhecida, uma vasta experiência que se acumula ao longo de muitos anos ou mesmo décadas de vigorosa atividade.
O franchising é caracterizado por um elevado nível de popularidade em qualquer país. Uma pessoa que decide se tornar um franqueado pode simplesmente investir recursos financeiros, recrutar pessoal de acordo com critérios, construir processos de negócios e obter um resultado. Mesmo os produtos muitas vezes são provenientes do país de origem da franquia. Isso é muito conveniente, pois você pode economizar recursos financeiros e de trabalho. Não há necessidade de criar uma estratégia ou trabalhar em uma marca. Tudo isso já está à sua disposição e falta para lançar um modelo de negócios pronto que definitivamente traz como bônus recursos financeiros.
O franqueado consegue utilizar efetivamente a franquia adquirida, recebendo uma parcela significativa dos recursos financeiros à sua disposição. Os termos da franquia são discutidos diretamente com seu fornecedor e podem ser diferentes. Por exemplo, você pode deduzir constantemente uma parte dos lucros, ou pode concordar com outras condições, tudo depende do dono da marca explorada.
Basta comprar uma franquia e usar toda a experiência adquirida por gerações anteriores no que se refere à marca antiga. Você deve ter muito cuidado e evitar erros, pois quaisquer imprecisões na criação de uma franquia podem ser notadas e então o franqueado recebe problemas em vez de lucro. Mas este não é um cenário muito comum, portanto, você precisa se concentrar na correta implementação das operações de escritório.
Seguir uma franquia e adicionar acréscimos consistentes à vantagem competitiva da sua empresa. Afinal, muitas franquias usam o método de localização, quando, por exemplo, no McDonald's vendem panquecas se estiver localizado na Rússia. Se a franquia correspondente do McDonald's abrir no território do Cazaquistão, a lanchonete oferece opções de hambúrgueres que contêm carne de cavalo para a população local.